Consulta CPF pelo nome na Receita Federal

Resumo 1: Veja o que fazer se você precisa pesquisar o CPF de outra pessoa!

Resumo 2: Informações sobre a possibilidade de consultar o CPF pelo nome na Receita Federal

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento emitido pela Receita Federal dos mais importantes, pois ele é usado na cobrança de impostos e também para inúmeras consultas oficiais. Ele também é bastante solicitado em várias situações do dia a dia, em especial em relação a negociações de compra e venda.

Por isso, é fundamental ter um CPF regular, já que ele vai possibilitar que você abra uma conta corrente em um banco, possa realizar concursos públicos e até mesmo pedir um cartão de crédito. E para mantê-lo regularizado é essencial não ter pendências com a Receita Federal, declarar o Imposto de Renda sempre não deixar de votar nas eleições, caso contrário, poderá afetar o seu CPF até que o caso seja regularizado com a Junta Eleitoral.

Consulta CPF pelo nome

Para saber se você está com tudo regularizado, é importante fazer a consulta CPF pelo nome na Receita Federal. Essa busca costuma ser usada também para saber se alguém com quem você está negociando algo ou tentando contratar para algum serviço, afim de saber se a pessoa é idônea. No entanto, ao contrário do que se pode achar, a consulta apenas pelo nome não é permitida pela Receita Federal. O correto é pesquisar tendo o número da pessoa a ser consultada, ou seja, você pode somente fazer a busca do seu próprio CPF.

De acordo com a Receita Federal, apenas em dois casos está liberado consultar o CPF pelo nome completo da pessoa. No primeiro, empresas que têm convênio com birôs de crédito podem fazer a pesquisa, mas não devem fornecer essa informação aos consumidores. A permissão serve somente para a realização de análise de crédito.

No segundo caso, uma pessoa só poderá fazer a consulta do CPF pelo nome de outra na Receita Federal se for representante legal, judicial ou procurador dessa. Mas não lhe é permitido fazer tal pesquisa pela internet, sendo necessária sua ida até uma agência da Receita Federal.

Como consultar o CPF pela internet

A melhor forma para consultar o CPF na Receita Federal é tendo os números do registro. Com eles em mãos, o próprio site da Receita Federal tem uma seção que faz essa consulta. Você pode ver, inclusive, como está a situação do seu CPF. Mas é preciso ter também a data de nascimento da pessoa consultada.

Agora, se você deseja consultar o CPF da pessoa para saber a saúde financeira dela antes de fechar algum negócio, os Correios possuem um serviço desse em parceria com a Serasa. Trata-se do VocêConsulta Pessoas. Por meio dele é possível que a pessoa se informe sobre dívidas, cheques sem fundo e demais restrições que a pessoa possa vir a ter. São informações importantes que vão lhe dar a segurança necessária no dia a dia. Nesse caso, é importante ter em mãos o CPF dela e os seus documentos. Vale destacar, porém, que este é um serviço pago.

Para saber mais acesse: http://www.consultaronline.com/consulta-cpf-pelo-nome-na-receita-federal.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *