Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas

Um dos principais objetivos de uma empresa, seja ela uma mega corporação ou uma pequena empresa, é gerar lucros para os seus proprietários. Ainda que existam diversos recursos governamentais para auxiliar empresas financeiramente, é imprescindível que uma empresa, crie estratégias de marketing para aumentar a sua receita.

Separamos algumas estratégias que pequenas empresas podem adotar para captar mais clientes e gerar uma receita constante.Confira!

Definindo sua estratégia de marketing

Você deve estar se perguntando, o que é uma “estratégia de marketing”? Bem, em primeiro lugar, você deve entender que o processo de vendas consiste em convencer os seus clientes, de que seu produto é melhor do que os dos seus concorrentes.

Existem diversas estratégias de marketing e que cada uma delas possui um objetivo. Seja para gerar reconhecimento da marca, converter clientes, criar recorrência ou simplesmente se manter no inconsciente dos seus consumidores.

Se você possui uma pequena empresa, existem 3 técnicas de marketing digital que são essenciais para você aplicar no seu negócio, e são elas:

Crie conteúdo Rico

É de extrema importância que você crie artigos, infográficos ou até mesmo vídeos que gerem algum valor para a sua audiência. E isso pode ser feito sem a necessidade de um investimento muito alto. Primeiro é importante que você contrate uma empresa de criação de sites para que você personalize a sua página e crie um blog.

O blog será fundamental para você divulgar os seus artigos e captar clientes para sua empresa. Escreva sobre as maiores dúvidas que os seus clientes possuem, e ofereça uma solução através do próprio artigo ou de algum produto da sua empresa.

Planejamento de SEO

Junto ao seu conteúdo, é importante que você defina quais serão as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio. Identifique os estágios do funil, qual palavra melhor responde a dúvida do cliente ou qual gera maior conversão na jornada de compra.

Seu site deve ser rápido, e deve se adaptar para os diferentes dispositivos móveis. É importante que ele carregue rapidamente, pois o Google prioriza sites rápidos.

Verifique quais são os pontos fortes dos seus concorrentes e quais palavras-chaves eles estão utilizando. O software da semRUSH, é capaz de lhe informar quais são as palavras utilizadas, e quais são os sites que apontam para o seu site.

Seja onipresente

Além de possuir um site com blog, você precisar criar um canal de relacionamento com os seus consumidores. Por isso é importante estar presente nas principais redes sociais, pois assim você pode acompanhar todas as menções à marca.

Porém existem redes sociais que são estratégicas para o seu negócio. Embora o Facebook ajude na divulgação da sua marca, hoje a entrega do conteúdo já não é tão atraente para quem não efetua altos investimentos.

Para contornar este problema, é possível utilizar redes como o Google Plus, e o Google Meu Negócio, pois estas redes geram uma visibilidade maior para o seus site, toda vez que alguém pesquisar algo relacionado a sua marca.

Como executar todas estas dicas?

Depois que você criou conteúdos atraentes no seu blog, verifique se as palavras-chaves que você definiu, estão trazendo novos usuários para o seu site.

Utilize as redes sociais para distribuir o seu conteúdo e para que as pessoas conheçam a sua marca.

Documente todas as etapas, no final do período estabelecido, você terá que mensurar os resultados das suas estratégias.

Marketing digital envolve muitos testes, por isso não fique decepcionado(a) caso os resultados não venham no primeiro mês, o importante é aprimorar as técnicas.

Gostou das nossas dicas de marketing digital? Continue acompanhando o nosso blog e conheça muitas outras técnicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *