O Assunto é Dinheiro

teste de velocidade de internet
Dicas de Economia

Teste de velocidade de internet: Saiba se está recebendo pelo que está pagando

Você costuma medir a velocidade da sua internet com frequência? Se não, está cometendo um grande equívoco. Ao testar sua conexão com periodicidade você saberá se está de fato consumindo o que está pagando em seu plano. Vamos dar algumas dicas para você conferir se sua operadora realmente tem sido honesta com a prestação do serviço contratado por você.

Como utilizar o teste de velocidade de internet?

Para utilizá-lo é bem simples: Basta escolher um medidor que lhe agrade, acesse o site e clique no botão iniciar teste. Quando o resultado for obtido, procure tirar um print screen, ou armazená-lo no próprio arquivo do site. Dessa forma, se os dados não forem proporcionais ao plano contratado, você terá como provar a ineficiência do serviço. Preste atenção, especificamente na velocidade de download e na latência da sua conexão. Esses são os dois principais dados a serem levados em consideração na hora de realizar o teste. Veja: Netflix avalia velocidade da internet no Brasil

Mas e se a minha velocidade estiver abaixo do normal o que eu posso fazer?

Se ao final da medição você notar que há irregularidades, é hora de entrar em contato com a sua prestadora de serviço para que o problema seja resolvido. As empresas de banda larga têm a obrigação de fornecer no mínimo 40% da velocidade máxima contratada. Qualquer número abaixo já é considerado irregular e você pode ser ressarcido por isso. Se mesmo assim o problema persistir, você pode entrar em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações ou até mesmo cancelar o plano de internet, se for o caso. Vale lembrar que essa organização tem uma parceria com a Entidade Aferida de Qualidade, também conhecida como EAQ, e ela realiza medições de banda larga todos os meses por meio de dispositivos instalados nas residências dos usuários.

Direito do consumidor

Todas as empresas que possuem acima de 50 mil assinantes precisam obrigatoriamente, respeitar alguns padrões de regulamentação. Algumas operadoras de internet oferecem planos com dados limitados, ou seja, a conexão é reduzida após o cliente atingir determinado limite. Se você optar por esse tipo de plano, a sua operadora é obrigada a lhe informar a velocidade de atual, e qual será a velocidade quando você atingir o limite da franquia de tráfego. A fundamentação desses deveres está disposta nos Artigos 16, 17 e 18 da Resolução 574/2011 proposta pela Anatel.

É preciso acima de tudo que você se atente a tudo que é ofertado no contrato do seu plano de internet. Muitos brasileiros sofrem ao cair em propagandas enganosas e por fim, acabam sendo cotidianamente lesados por suas operadoras. Tais práticas abusivas são inadmissíveis, e como consumidor você deve ficar ligado em quais são os seus direitos.

Assim como qualquer relação comercial, os pacotes de internet devem seguir alguns princípios básicos que estão descritos no art. 6 do Código de Defesa do Consumidor, tais como informação adequada, proteção contra a propaganda enganosa e tratamento isonômico.

Visto que o contrato não está sendo cumprido como deveria, medindo a internet durante um mês, você já pode registrar suas reclamações tanto pela Anatel, quanto pelo Procon. Dessa forma é possível também buscar ressarcimento pela Justiça ou até mesmo para que uma resolução do contrato seja realizada.

Praticidade e facilidade

Muita gente acha que fazer um teste de velocidade é algo extremamente difícil, mas na verdade é mais simples do que se imagina. O resultado em si é composto por três números. Se tiver dúvidas, dê uma olhada neste artigo em que explicamos os principais conceitos dos testes de velocidade e como interpretá-los.

Não deixe que sua operadora de internet cometa práticas abusivas e lesivas contra você, não se permita deixar levar por propagandas e anúncios publicitários enganosos. Exija o que é seu por direito sim!

Agora você já sabe como descobrir se de fato não está consumindo pelo plano de internet que paga mensalmente. Mãos à obra e não perca tempo! Acesse um teste de velocidade e meça sua conexão agora mesmo!

 

LEAVE A REPLY